Conheça a lista de livros para o ano letivo de 2017

01/12/2016 19:35 | CAVE
 

1° E 2° ANOS

FÍSICA

Fundamentos da Física - Volume 1, para o 1° ano, e Volume 2, para o 2° ano Francisco Ramalho Junior, Paulo A. de Toledo Soares, Nicolau Gilberto Ferraro

Editora Moderna

Justificativa: O livro possui uma grande quantidade de exercícios, o que garante uma boa fixação da aprendizagem, além de fornecer uma bagagem de conteúdos que atendem às avaliações feitas pelo PISM, pelo ENEM e por outros exames de ingresso ao Ensino Superior.

MATEMÁTICA

Matemática - Volume único Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn e Roberto Pingo -Editora Atual

Justificativa: O livro é de um autor consagrado, com mais de 30 anos de experiência. Possui conteúdo completo e uma grande quantidade de exercícios, atendendo ao programa do PISM e do ENEM, além de permitir aos alunos a preparação para outros vestibulares do tipo tradicional.

QUÍMICA

Química na Abordagem do Cotidiano - Volume único Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto (Tito e Canto) Editora Saraiva Justificativa: O livro indicado aborda com objetividade com programas de Química do ENEM, de vários vestibulares e do PISM - UFJF. Apresenta uma linguagem acessível, sem perder a precisão ao expor conceitos, definições, leis e princípios, o que é bastante adequado ao estudante que se inicia no estudo dessa fantástica ciência. O volume único foi escolhido devido à especificidade do PISM, que não divide seus módulos na mesma sequência das obras em três volumes, fato que obrigaria cada aluno a utilizar mais de um volume em uma mesma série.

BIOLOGIA

Bio Sequência Clássica - Volume I, para o 1° ano, e Volume 2, para o 2° ano Sônia Lopes e Sérgio Rosno

Editora Saraiva

Justificativa: O livro didático adotado inicia o estudo dando uma visão geral do que é a Biologia e aborda o tema "a origem da vida': Traz também um estudo no campo da Ecologia, de forma a aproximara Biologia do cotidiano do aluno e a trabalhar noções de cidadania. A obra também aborda temas atuais dentro da Biologia, como sistemática filogenética e fitogeografia e temas comuns na mídia O livro contempla a programação do PISM I e do PISM 2, traz testes e questões discursivas de vestibulares e também questões do ENEM para aprofundar o estudo dos temas tratados nos capítulos. Mas, seu ponto forte, está no fato de que é um livro moderno, ilustrativo e dinâmico, o que certamente facilita a compreensão dos alunos.

HISTÓRIA

História - Coleção CONECTE - Volume 1, para o 1° ano, e Volume 2, para o 2° ano Edição atualizada Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos Editora Saraiva

Justificativa: Os autores são professor do Departamento de História da UFF, o que, com certeza, nos dá a segurança da escolha quanto à responsabilidade e seriedade de um trabalho nesta área. Além disso, a obra apresenta linguagem clara e adequada, diagramação "agradável" para o aluno, boxes de aprofundamento do conteúdo e explicações necessárias, linha do tempo para auxiliar na correlação dos fatos históricos, textos documentais para o trabalho com fonte primária, discussão historiográfica com questionamentos de termos e novas interpretações, ótimas sugestões de trabalho para os alunos (incluindo a interdisciplinaridade), e exercícios de fixação com questões retiradas de vestibulares de várias Universidades e do próprio ENEM.

PORTUGUÊS

Gramática - Texto: análise e construção do sentido Coleção Moderna Plus Volume único Maria Luiz.a M. Abaurre, Maria Bemadete M. Abaurre e Marcela Pontara

Editora Moderna

Justificativa O livro trata, ao mesmo tempo, de gramática, interpretação e relações do texto com a esfera extratextual, potencializando discussões contextualizadas e interdisciplinares. Suas referências são múltiplas e excelentes: além de haver diversas indicações culturais, há apontamentos sobre outras linguagens e outros códigos de comunicação. A discussão está atualizada e conectada com o ENEM - os gêneros digitais e a linguagem corporal, elementos ausentes em diversos outros livros, estão contemplados de forma satisfatória no Moderna. Sob o ponto de vista da diagramação o livro é leve e agradável, a linguagem é adequada ao público e os exercícios são apropriados para o trabalho, objetivando a análise a interpretação e a aplicação de recursos expressivos das linguagens. Ainda, o livro relaciona textos com seus contextos, incentivando o aluno a refletir, a emitir suas opiniões, pontos de vista e suas propostas de intervenção na realidade em que vive. O livro é adequado à preparação para o ENEM e para o PISM.

LITERATURA

Literatura: tempos, leitores e leituras - Coleção Modema Plus - Volume único Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara

Editora Moderna

Justificativa: Dos livros que há no mercado, este possui uma abordagem mais abrangente da literatura e arte contemporâneas, tópico que tem ganhado muita atenção em exames como o ENEM. Com relação aos textos/fragmentos de texto selecionados, o livro traz uma seleção satisfatória, bem adequada ao cânone, àquilo que consideramos essencial para sua formação. Sob o ponto de vista gráfico, o livro é, sem dúvida, o melhor. Esteticamente limpo, bem organizado na distribuição de cores, ícones e fontes que permitem clareza na leitura e no estabelecimento de relações entre texto e imagem. Salienta-se ainda, que este livro oferece um farto diálogo com outras artes, como música, cinema e artes plásticas; além de trazer uma seção com indicações de obras que podem enriquecer o processo ensino-aprendizagem.

GEOGRAFIA

Projeto Múltiplo de Geografia João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene

Editora Scipione

Justificativa: Existem várias excelentes coleções de Ensino Médio que poderiam ser adotadas em nossa Escola Depois de muito analisar, a equipe de professores de Geografia chegou à conclusão de que o Projeto Múltiplo de Geografia da Editora Scipione, de João Carlos Moreira-Eustáquio de Sene, adéqua-se melhor à distribuição do conteúdo-programático dos PISM's, e que faz uso de tuna linguagem adequada nos textos, nas tabelas, nos mapas e nos demais caminhos de transmissão do conteúdo. A editora Scipione chama de livro único, mas o divide em três parte. Não é perfeitamente a distribuição do PISM, mas é a que mais se aproxima dela O aluno poderá usar qualquer uma das três partes nas duas primeiras séries e levará para o Colégio aquela que o professor solicitar previamente. Cada livro é acompanhado de um caderno de estudo com exercícios e esquemas, articulando temas trabalhados no livro texto. Como os conteúdos do PISM III também estão contidos no livro, o aluno da terceira série ainda poderá utilizá-lo como apoio ao material apostilado que será usado. Por último, o professor ainda tem acesso a uma plataforma da editora, que auxilia na forma de abordagem e no uso de recursos informatizados.

GEOGRAFIA

Geoatlas

Maria Helena Simielli

Editora Afiai

Justificativa: O Curso Cave, há muito, trabalha como Geoatlas, cuja autora é Maria Helena Simielli, publicado pela Editora Ática. Existem outros materiais de qualidade como o Atlas Geográfico de Vera Caldini-Leda Isola, Editora Saraiva; o Atlas Geográfico - Espaço Mundial de Graça Maria Lemos Ferreira, Editora Moderna; Atlas Geográfico do Estudante de Gisele Girardi -Jussara Voz Rosa, FTD. Todos foram analisados em detalhes e poderão ainda ser utilizados em sala de aula pelos alunos que já os possuírem, mas optamos por orientara adoção do Geoatlas. Motivos básicos:

- Nenhum erro conceituai encontrado;

- Melhor impressão dos mapas;

- O Geoatlas é a melhor encadernação para um livro que deva ser utilizado por alunos durante todas as três séries do Ensino Médio. Lembrando ser ele um material de apoio de uso diário, inclusive podendo ser utilizado por mais de uma disciplina, melhor que apresente capacidade de resistira esse uso constante; O custo do material também foi um fator analisado. Há uma diferença muito pequena de valores que não justificaria uma mudança.

ESPANHOL

Nuevo Expansión - Volume único Jacira Carvalho e Henrique Romanos

Editora FTD

Justificativa: A escolha foi baseada no conteúdo do livro, que apresenta o estímulo ao senso crítico e trabalha com textos que podem ser abordados de forma interdisciplinar  Apresenta o conteúdo gramatical com exercícios e, juntamente, textos que abordam a história cultural e social dos países de língua espanhola (conteúdos cobrados no ENEM). Além disso, apresenta um material que proporciona o desenvolvimento da leitura, escrita, audição e fala do idioma

FILOSOFIA

Filosofar (Coleção Conecte) - Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes

Editora Saraiva

Justificativa: A proposta dos autores de conciliar temas, imagens, atividades e teoria é enriquecida com textos dos grandes filósofos. A obra é dividida em quatro eixos temáticos: introdução ao filosofar, nós e o mundo, a filosofia na história e grandes áreas do filosofar. Desta forma, entendemos que o estudo da filosofia pode ser trabalhado com flexibilidade, suscitando debates, reflexões e um aprofundamento constante.

SOCIOLOGIA

Tomazi, Nelson Dacio. Conecte: sociologia para o ensino médio - 2, ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Justificativa: A Sociologia oferece caminhos importantes para entendermos a maior parte da maneira como agimos e dos problemas que enfrentamos, determinados pela relação entre pessoas. O livro indicado propõe de modo - brilhante - combinar o debate acumulado da Sociologia, através de seus clássicos autores, com as inquietações e demandas do mundo moderno, provocando à realidade e ao interesse pelo debate. Nele ainda se fazem indicações de outros livros, filmes e sites, além de textos e atividades (coma nítida preocupação de desenvolver as competências propostas pelo ENEM), fundamentando a absorção de conteúdo tão novo e tão necessário à vida de nossos jovens alunos.

3° ANO

Os alunos do 3° ano estudarão em apostilas preparadas pelos professores, que serão disponibilizadas para os alunos sem custo extra.