Como melhorar a memória para o vestibular

16/05/2017 17:56 | Vestibular
 

Fazer um bom vestibular exige muito estudo e concentração. O preparo é intenso, pois as provas são cansativas e o conteúdo é extenso, cobrindo toda a formação do candidato. Um dos mecanismos principais para garantir o sucesso dos estudos é a memória. Lembrar-se de tudo na hora da prova do vestibular é uma das maiores preocupações dos estudantes. A memória para o vestibular pode fazer a diferença na classificação final.

Por isso, para ajudar você que está estudando para o vestibular, preparamos um guia com dicas para dar um upgrade na sua memória e ter um excelente desempenho no Vestibular.  As dicas passam principalmente pelos hábitos de estudo, por isso, adapte os insights ao seu estilo de vida.

 

Comece com uma boa rotina de estudos

Antes de pensar nas melhores formas de aguçar a sua memória para a prova do vestibular, faz toda a diferença ter uma boa base de estudos.

Primeiro, prepare o ambiente ideal para estudar aquilo que precisa, se isolando de distrações como o celular, a televisão e tudo aquilo que tirar sua concentração. Cada um deve encontrar o ambiente que mais gosta e mais se adapta. O importante é garantir que o momento de estudos seja de qualidade, pois uma boa absorção do conteúdo é crucial para a memória funcionar na “hora h” da prova.

Um vestibulando geralmente enfrenta uma maratona de estudos, usando muitas horas do dia para ficar bem preparado para as provas. Estudar também é um tipo de atividade que exige preparo e ritmo do corpo. Uma boa dica  exercícios físicos podem ajudar a relaxar e fortalecer para horas de esforço intelectual. Além disso, ajudam a liberar endorfina no cérebro, o chamado hormônio do bem-estar, o que pode ajudar no raciocínio.

 

Organize seus estudos

 

Com o ambiente correto e hábitos saudáveis, está na hora de colocar o estudo como parte da sua rotina diária.

1 – É crucial estudar com compromisso, ter uma verdadeira rotina de estudo. Assim como uma atividade física, o estudo será parte de seu dia e seu cérebro estará preparado para processar melhor a informação com uma rotina bem organizada.

2 – Revisar os conteúdos faz toda a diferença para a fixação. Existe uma boa técnica de revisão que pode ser incorporada na rotina de estudos. Funciona assim: depois de aprender um novo assunto, revise suas anotações por 10 minutos em até 24 horas depois do primeiro contato. Nos dias seguintes, até completar 7 dias, revise por 5 minutos. E então, até completar 30 dias, revise de 2 a 4 minutos. Essa é uma das técnicas principais de fixação de informação para os estudos.

3 – Faça muitas atividades. A resolução de exercícios ajuda a fixar o conteúdo e prepara você para resolver os exercícios na hora do vestibular. O nome já diz, exercício. É como uma atividade física, com a repetição você aprimora as capacidades.

4 – A concorrência é grande e um vestibular exige conhecimento de um conteúdo muito extenso. Por isso, você deve estudar por um tempo considerável dentro de sua rotina. Descanso é importante, mas o tempo de estudo pode fazer a diferença entre os conteúdos absorvidos de um candidato para outro.

5 – Incluir os estudos na rotina de forma saudável impacta em todos os aspectos do dia a dia. Alimentação é um deles. Da mesma forma que para praticar uma atividade física você precisa cuidar da sua alimentação, para estudar também é assim. Por isso, alimentos leves e saudáveis são os ideais para dar disposição para as maratonas de estudo.

6 – Para fixação de conteúdo, abuse de linguagem visual. Cores diferentes para diferentes assuntos, fichas coloridas para fórmulas, significados de termos e outros esquemas, tudo isso ajuda a estimular a mente e ajudam na absorção das matérias.

7 – Use mapas mentais para ajudar a se lembrar dos conteúdos. Você constrói um mapa mental colocando um tema central em uma folha de papel e no entorno acrescenta definições, explicações e tudo aquilo que precisa relacionar com esse tema. Praticando no papel, posteriormente você conseguirá fazer isso apenas na memória.

 

Descansar faz parte

 

Você dá uma grande ajuda à sua memória ao ter bons hábitos de estudo. Esse é um passo crucial para seu sucesso. Mas também faz parte descansar. A mente precisa de um tempo de relaxamento para fixar tudo de novo que foi acrescentado.

Descansos regulares durante a maratona de estudos são muito importantes. São como os descansos entre as séries de exercícios da academia. Os descansos podem ajudar na concentração se você parar 5 minutos a cada meia hora de estudos, por exemplo.

E o auge do descanso é ter um bom sono. Cuide-se para ter noites de sono com mais qualidade e para descansar da forma que o corpo precisa.

 

Como evitar o branco na hora da prova?

 

Mesmo com todo preparo de qualidade para o vestibular, a memória pode falhar quando você mais precisar. Para evitar que isso aconteça, você deve descansar a mente aproveitando bem as horas de sono, como já falamos antes, além de procurar aliviar o estresse nos dias próximos ao vestibular. É natural ficar um pouco nervoso antes de algo tão importante, porém sua preocupação deve ir até o ponto em que deixe você mais concentrado e não perdido.

Conhecer a si mesmo é a chave. Durante sua rotina de estudos procure entender o que deixa você mais concentrado e relaxado. Você vai precisar saber disso para fazer sua prova de vestibular com mais qualidade.


Bons estudos e sucesso na hora da prova! 

 

Para mais dicas de como evitar o branco na hora da prova, veja esta matéria do Guia do Estudante.



Imagem